Licenciatura Matemática
Curso: Matemática Turma: Sexta-feira / Noite
Libras: Língua materna do surdo brasileiro
Atividades:
Faça um comparativo entre a educação dos surdos no passado e a dos dias atuais:
No passado, os surdos eram considerados incapazes de ser ensinados, portanto, eles não frequentavam escolas. As pessoas surdas, principalmente as que não falavam eram excluídas da sociedade. Como não haviam escolas especializadas, pessoas ouvintes tentavam ensinar os surdos.
Em 1756 foi criada a primeira escola para surdos em Paris, e essa foi a primeira vez na história que os surdos adquiriram o direito a uma língua própria. A partir de 1971 a Língua de Sinais passou a ser valorizada. Em 1981, houve uma mudança no processo educacional do surdo, onde o bilinguismo passou a ser utilizado e respeitado até os dias atuais, como sua língua materna, valorizando assim a sua cultura e forma de comunicação.
No século XX, aumentou o número de escolas para surdos em todo o mundo. As maiorias das escolas de surdos do mundo passaram a adotar o Método Oral, e a garantia do direito de todos à educação fazendo com que as crianças surdas de diversos países passassem a ser encaminhadas para as escolas regulares.
Porém, mesmo depois de todos esses avanços no ensino para surdos, ainda os estudantes sofrem em salas de aulas, pois grande parte dos professores não está preparada para atender este público, e as instituições de ensino nem sempre dão suporte aos alunos surdos, contratando intérpretes de sinais, o que é previsto em lei.
Conceitue a Língua de Sinais e a Língua Oral.
A língua de sinais é uma língua de modalidade gestual-visual que utilizam como meio de comunicação, movimentos gestuais e expressões faciais que são percebidos pela visão, já na língua oral que é uma modalidade oral-auditiva, utilizam sons articulados que são percebidos pelos ouvidos. As línguas de sinais e orais, apresentam semelhanças como na sua estrutura