Proposta de formação para professores
1- Analise dos conhecimentos profissionais dos professores
Utilização da estratégia de estudos de casos de ensino tendo como referencia que o estudo de casos de ensino pode ser considerado, ao lado de outros instrumentos que têm sido investigados, importante elemento na construção e investigação de processos de aprendizagem profissional da docência.
Nesta etapa do trabalho a equipe escolar planejará situações sob duas perspectivas: os professores realizaram análises (individual ou coletiva) de casos existentes na literatura que envolva temáticas relacionadas a processos do ensino e da aprendizagem (conhecimento do conteúdo específico, conhecimento pedagógico geral, conhecimento dos alunos, conhecimento do currículo, dos materiais e dos programas, conhecimento do contexto educativo, conhecimento dos fins, propósitos e metas educacionais, conhecimento pedagógico do conteúdo, conhecimento do processo pessoal de aprendizagem da docência) e elaboração de casos ensino, individualmente ou em grupos, a partir de suas experiências com situações escolares.
Deve ser construído um roteiro de questões para orientar as analises. A análise deve ser de natureza qualitativa garantindo momentos para a discussão coletiva.
Ao analisar os casos de ensino espera-se que os professores construam, relacionem e explicitem diversos tipos de conhecimento envolvidos em sua aprendizagem profissional e ao mesmo tempo permitir que eles se envolvam em processos de análise, resolução de problemas e tomadas de decisões.
A equipe gestora deve utilizar os dados coletados para mapear elementos para o entendimento de processos de aprendizagem profissional e as necessidades de formação de seu grupo.
2- Análise dos Indicadores e realidade da escola
Análise e interpretação de dados sobre a aprendizagem dos alunos (avaliações internas e externas) e discussão, com o envolvimento de professores e equipe gestora, sobre as práticas