PROJETO
Ser Mãe na Adolescência.
LOCAL DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO.
CRAS Ana Lúcia da Costa Silva( Jussara/ pedra do descanso).
Área de abrangência: Bem-te-vi,Jussara,três riachos,alto da bela vista.
PROBLEMA DIAGNÓSTICADO.
Falta de planejamento familiar.
OBJETIVO GERAL.
Sensibilizar adolescentes o que é ser mãe.
OBJETIVOS ESPECIFICOS.
- Realizar palestras sobre métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis.
- Orientar sobre cuidados e riscos de uma gravidez precoce.
- Explanar o que é ser mãe.
PÚLBLICO ALVO.
Adolescentes grávidas com idade entre 12 á 18 anos incompletos.
JUSTIFICATIVAS.
Este projeto tem como público alvo adolescentes grávidas escritas no CRAS Ana Lúcia, afim, de sensibilizar e orientar sobre a maternidade precoce.
Observa-se que existe ainda um grande índice de adolescentes grávidas nesta área de abrangência, com baixo conhecimento do planejamento familiar, gravidez precoce e suas conseqüências. Observa-se também falta de estrutura emocional e sócio-econômica sendo de grande importância a participação e acompanhamento da equipe técnica do CRAS para orientação das políticas públicas e sensibilização do seu papel de mãe na sociedade.
GRAVIDEZ
A concepção pode dar-se através de relações sexuais ou ser medicamente assistida. Os primeiros sinais que indicam uma possível gravidez são a interrupção da menstruação e a alteração na forma dos seios. Até às oito semanas, o ser humano em desenvolvimento denomina-se embrião. O desenvolvimento do embrião tem início com a divisão do ovo em múltiplas células e é nesta fase que aparece a maior parte dos órgãos, muitos deles funcionais.
Ao fim da oitava semana, o embrião adquire a forma humana e passa a ser designado feto. É comum a divisão convencional da gravidez humana em três trimestres, de forma a simplificar a referência às diferentes fases do desenvolvimento pré-natal. No primeiro trimestre existe risco acrescido de aborto espontâneo