RELIGIOSIDADE POPULAR
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
CURSO DE DIREITO
DISCIPLINA: HUMANIDADE E TRANSCENDÊNCIA
PROFESSOR: HERMANO RODRIGUES DO NASCIMENTO
ALUNA: SUSANY A. B. LYRA & NATHALIA VAZ
RESUMO SOBRE RELIGIOSIDADE POPULAR
RECIFE, 2 DE MAIO DE 2015
RELIGIOSIDADE POPULAR
A religiosidade popular é o meio, utilizado por grupos de indivíduos, para manifestar a sua religião - seja ela qual for - de diferentes formas, rituais de adoração, crenças, práticas, narrativas, símbolos originários de outras fontes, expressão da fé e do sentimento religioso.
Não deixa de ser também uma tentativa ou busca pessoal para uma solução mística divina de resolver os problemas terrenos e existenciais.
A religiosidade popular pode se manifestar de várias maneiras que vão desde a devoção primária, elementos de sincretismo que misturam o catolicismo, espiritismo, cultos afro-brasileiros e indígenas, divinação, rituais de cura, exorcismo do mal, até as grandes romarias e sacrifícios corporais em na busca de respostas aos males cotidianos e absorção divina sobre os pecados.
No Brasil expressa, mais que as crenças ou práticas, a cultura contemporânea, cheia de significados simbólicos que permite entender o universo das idéias e mentalidades, os ritos do cotidiano, as relações sociais e as instituições políticas, enfim, permite entender a alma do povo brasileiro.
O descobrimento do Brasil serviu de certa forma, as intenções da igreja católica, que buscava cristianizar o mundo. Quando o Brasil foi tomado e colonizado pelos portugueses, o catolicismo foi implantado de forma matricial de forma que todo o indivíduo que não era católico ou convertido ao catolicismo era considerado um inimigo em potencial, o que levou ao extermínio de vários indígenas.
Diante desse contexto os índios foram obrigados a fugir para o interior e a alternativa encontrada pelos africanos, depois da introdução da escravidão negra,