Projeto
Projetos de Intervenção na
Educação Infantil e nos Anos Iniciais
Araranguá
2013
Sumário
1 INTRODUÇÃO
Mudanças sociais, culturais, políticas e econômicas ocorridas em função da globalização acabam por interferir na estrutura e na dinâmica escolar. A família também sofre estas modificações, interferindo diretamente na educação das crianças, onde muitas famílias acabam por exigirem da escola a total responsabilidade de seus filhos.
O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuais é considerado um componente importante para o desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança da criança em sua vida escolar.
Hoje em dia não podemos mais falar da família brasileira de um modo geral, pois existem várias tipos de formação familiar em nossa sociedade, tendo cada uma delas suas características e não mais seguindo padrões antigos. Nos dias atuais existem famílias de pais separados, chefiadas por mulheres, chefiadas por homens sem a companheira, a homossexual, e ainda a nuclear que seria a formação familiar do início dos tempos formada de pai, mãe e filhos, mas não seguindo os padrões antiquados de antigamente.
A realidade escolar vivida no período do Estágio Supervisionado II, me fez refletir sobre a importância da família na escola e no cotidiano da criança. Observando o dia-a-dia das crianças, tive por opção trabalhar a família na atualidade escolar, tanto na educação infantil como nas séries iniciais, viabilizando a realidade dos estudantes, e conhecendo cada um dos alunos.
2 PROJETO DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
2.1 Identificação do campo de estágio
Escola Municipal Nova Divinéia
2.2 Identificação da Equipe de estagiários
Priscilla Medeiros da Silva Borges
2.3 Tema e Título do projeto
Tema: A Família na Atualidade
Título: Os tipos de família e escola
2.4 Justificativa
A vida escolar