projeto estabelecimento de alimentos e bebidas
Disciplina: GESTÃO EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
2º semestre
O PROJETO DE UM ESTABELECIMENTO DE A&B
O PROJETO DE UM ESTABELECIMENTO DE A&B
Iniciar um negócio, seja ele em qualquer ramo do mercado, não é uma tarefa fácil.
Uma empresa de Alimentos e Bebidas, além de todas as dificuldades comuns a qualquer novo empreendimento, ainda tem alguns cuidados particulares que devem ser levados em consideração.
É necessário ter, ou buscar, o conhecimento específico e estar atento a todos os detalhes da implantação da empresa; pois um pequeno deslize na hora da
construção pode comprometer toda a operação depois.
Muitas vezes os “empresários” se deixam levar pela intuição, confiam apenas no conhecimento empírico para montar seu negócio e depois não sabem por que seu restaurante não se tornou um sucesso.
A verdade é que lidar com bares e restaurantes, servir pessoas, vender comida é bem diferente do que cozinhar para a família, por maior que ela seja!
O PROJETO DE UM ESTABELECIMENTO DE A&B
1. Definição do Público-Alvo e do Conceito do Restaurante
Antes de definir qualquer coisa em relação à empresa de Alimentos e Bebidas que será iniciada, é necessário estabelecer qual é o público-alvo que se deseja atingir, pois todos os passos subsequentes derivarão dessa escolha.
É o público-alvo que determina o conceito do estabelecimento e disso partem todas as outras características da empresa. Todo restaurante ou bar, por mais simples que seja, tem um conceito e se propõe a atingir determinado público. Sendo assim,
a demanda que se pretende atingir deve ser o principal foco e, na tentativa de atingir essa demanda, é que se tomam todas as providências.
Se você fosse abrir um negócio no ramo de A&B, que tipo de público-alvo, escolheria? Por quê?
O PROJETO DE UM ESTABELECIMENTO DE A&B
2. A Escolha do Ponto
São inúmeros os fatores que precisam ser considerados para a escolha do local onde se implantará o