Desenho Técnico Tesoura Metálica
GINÁSIO POLIESPORTIVO
1.0 - ESTRUTURA METALICA – ESPECIFICAÇÃO:
Finalidade desta especificação:
Estabelecer as condições mínimas necessárias para fabricação, montagem e tratamento superficial da estrutura metálica de cobertura do ginásio da Ifba/Camaçari e outras.
Especificação do aço a ser utilizado:
O aço a ser utilizado na estrutura metálica da cobertura e arquibancada será o do tipo A-36.
Preparação:
As peças cortadas com maçarico deverão ser perfeitamente retas, limpas e livre de rebarbas, saliências e reentrâncias.
Faces em contato como chapas de fixação em lajes ou pilares deverão estar livre de saliências, rebarbas ou respingos de solda, além de adequadamente planas de modo a permitir um acoplamento satisfatório.
A tolerância no posicionamento dos furos deverá ser inferior a 1,6mm. Os furos devem ser feitos a maquina conforme indicado em projeto, não sendo aceitos furos a maçarico.
Soldagem:
Toda solda deverá ser executada com o eletrodo 6013 x 3,25mm, inclusive soldas temporárias. O mesmo poderá ser substituído apenas por outro tipo de eletrodo que tenha resultado superior ao indicado. Todas as soldas de chanfro deverão ter penetração total, exceto quando claramente indicado no projeto.
Toda solda deverá ser executada por soldador experiente. A documentação dos soldadores (CTPS, certificados) deverá ser colocada à disposição da CONTRATANTE para consultas.
As soldas deverão ter dimensões constantes, sem apresentar mordeduras, trincas, excesso ou falta de material de adição. A escória deve ser retirada antes da limpeza para pintura.
Identificação:
Todas as peças ou conjuntos soldados devem ser identificados à punção quando houver a possibilidade de troca com outras peças de dimensões semelhantes. A marcação a punção deve ser tal que permita a identificação após pintura, e deve ser efetuada em pelo menos dois lados opostos da peça.
QUADRO RESUMO DE MATERIAL - TESOURA