Programa de Atividade Física para idosos
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
ACADÊMICO: ANDRE FERREIRA
TURMA:
MANAUS 2013
Programas de atividades Físicas para Idosos
Podemos começar falando, com o aspecto que nos encontramos hoje na sociedade. Estamos vivendo na era das tecnologias, e por esse motivo a prática de atividades físicas se torna cada vez, mas desinteressadas. Com isso podemos observar um grande crescimento de pessoas sedentárias, e esse fator se encontra em todas as faixas etárias. Percebe-se também uma grande deficiência com os afazeres do dia a dia, que se trata da falta de movimento para se manter suficientemente bem para estimular o sistema cardiorrespiratório.
A proposta do texto é de visar meios, onde possam ser trabalhadas atividades para nossos idosos, visto ser uma grande crescente nos últimos anos, e que o conceito basicamente da sociedade é que o idoso por perder algumas capacidades biológicas e do metabolismo, não tem capacidades para se manter ativo na sociedade, como na praticas de esportes, danças e até mesmo de uma boa conversa entre jovens, vemos uma grande exclusão nessa idade. Já que o ciclo natural da vida é esse, precisamos criar meios de envolver o idoso em atividades que continue a desenvolver suas capacidades físicas, cognitivas, afetivas, sociais entre outras.
Visando os benefícios que as atividades físicas possuem, como apontam Buchner e Wagner (1992), Elward e Larson (1992) e ACSM (2000): maior longevidade, redução das taxas de morbidade e mortalidade, redução do numero de medicamentos prescritos, melhoria da capacidade fisiológica em portadores de doenças crônicas, prevenção do declínio cognitivo, manutenção de status funcional elevado, redução da freqüência de quedas e fraturas, manutenção da independência e autonomia, e benefícios psicológicos, como, por exemplo, melhoria da autoimagem, da autoestima, e benefícios sociais como maior contato social e prazer pela vida.
Notamos que os benefícios das