BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA SEGUNDO OS IDOSOS HIPERTENSOS E DIABÉTICOS DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
NÚCLEO DE SAÚDE
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA SEGUNDO OS IDOSOS
HIPERTENSOS E DIABÉTICOS DO PROGRAMA DE SAÚDE DA
FAMÍLIA
LUCILENE FERREIRA DE ARAÚJO
MONOGRAFIA DE GRADUAÇÃO
PORTO VELHO
2008
2
BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA SEGUNDO OS IDOSOS
HIPERTENSOS E DIABÉTICOS DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
LUCILENE FERREIRA DE ARAÚJO
Monografia apresentada ao Curso de
Educação Física do Núcleo de Saúde da Universidade Federal de Rondônia, para obtenção do título de Licenciatura em Educação Física.
Orientadora: Prof.ª MS. Angeliete Garcez Militão
PORTO VELHO
2008
3
1- INTRODUÇÃO
1.1 – Formulação do problema
O Ministério da Saúde criou, em 1994, o Programa Saúde da Família
(PSF), com o propósito de reorganizar a prática de atenção à saúde em novas bases e substituir o modelo tradicional, levando a saúde para mais perto da família e, com isso, melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. Esse programa consiste na implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Essas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias e atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade, do recém nascido ao idoso, de forma integral e contínua. ( Prefeitura Municipal de Porto Velho)
Em Porto Velho, o programa de Saúde da Família atende inúmeras pessoas, sendo que só no posto de saúde Ronaldo Aragão do bairro nacional, localizado na zona oeste, atende cerca de 3.000 famílias. Entre estas, estão os idosos diabéticos e/ou hipertensos que residem na comunidade. Destes, 15 fazem parte do projeto de extensão “Atividade Física para Idoso” promovido pela Universidade Federal de Rondônia coordenado pela professora MS
Angeliete Militão.
O envelhecimento é um processo lento, progressivo e inevitável,