Professora sim tia não
Resenha do Livro “Professora Sim,
Tia Não” de Paulo Freire
Projeto Profissional Interdisciplinar
Professor – Diego Flores
Shirlene Cavalcanti R.A: 1311957 – N1A
São Paulo
2013
Identificação da Obra
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não – cartas a quem ousa ensinar. São Paulo, Editora olha D´água. 1997.
Apresentação da obra
No texto o autor se mostra preocupado com o entendimento do leitor, defendendo sua leitura com finalidade que esse livro seja útil para á formação e prática docente.
Descrição da Obra
O livro está dividido em : Introdução, Primeiras Palavras, Dez Cartas e Últimas Palavras.
Conteúdo
No principio do o autor vem nos falar da proposta do livro e como foi inspirado, o prazer com o qual foi escrito, os lugares.
Já de inicio Paulo Freire aborda a questão do professor não ser confundido como tia (o) tirando o grau de parentesco “Professor não é tia” e sim o sujeito responsável pela formação do outro sujeito no caso aqui o aluno.
O autor mostra a armadilha inocente e ideológica ao se dar a alusão de adocicar a vida do professor.
Primeira Carta
Ensinar-aprender leitura do mundo – leitura da palavra
O autor enfoca a necessidade da leitura e a escrita como forma de aprendizado e ensinar tudo que aprendeu. Diz o autor que aprender é uma constante e prazerosa compreensão das coisas.
Afirma ainda “a compreensão do que esta lendo e estudando não estala assim de repente como um milagre ela é forjada, trabalhada de forma paciente nos mostra a necessidade de instrumentos para leitura como um dicionário por exemplo entender o que se Lê.Toda a primeira carta foi focada a ler e escrever.
Segunda Carta
Não deixe que o medo do difícil paralise você O autor aborda a questão do medo do difícil de que talvez não consiga do desistir até mesmo que o medo leva ao abandono de um objetivo continua enfocando a leitura e orientando como lidar com essas dificuldades.