Professora sim, tia não
PROFESSORA SIM, TIA NÃO – CARTAS A QUEM OUSA ENSINAR - PAULO
FREIRE
O que pretende Paulo Freire com essa obra?
Paulo Freire pretende discutir vários assuntos nessa obra. Um deles é mostrar às pessoas, principalmente, às que estão no magistério, que ser professor é muito além de ministrar aula em sala. O docente precisa correr atrás dos seus direitos, dessa forma, dará exemplo aos discentes para que corram atrás dos seus objetivos também. O autor aborda também que, o magistério é uma escolha e não falta de opção. Além disso, há distinções entre ser professor (a) e tio (a).
Por que “cartas a quem ousa ensinar”?
Porque a obra é como se fosse um ensinamento aos docentes, ou aos futuros. Entretanto, ela serve apenas para as pessoas que escolheram licenciatura por amor ao magistério. E para ministrar aula tem de ser uma pessoa ousada, corajosa, humilde, e acima de tudo tem que amar a profissão.
Por que “Professora sim, tia não”?
Porque professora e tia são papéis distintos, pois para ser professor é necessário ter formação acadêmica e uma profissão com direitos e deveres, já para ser tia basta ter um relacionamento e parentesco com a criança, e a tia, é claro, terá outras responsabilidades que o professor.
Se colocássemos professor e tia na mesma posição, nós estaríamos menosprezando e reduzindo o seu dever de ensinar e de lutar por seus direitos. Como o autor disse ninguém nunca verá tias deixando seus sobrinhos sem aula para fazer greve. Enquanto, o professor pode ir atrás dos direitos da sua profissão não se deixando oprimir pelo autoritarismo político.
4. Ensinar – aprender; leitura do mundo – leitura da palavra. O que ele quer dizer? Ao ministrar uma aula o docente, assim como os alunos aprende, e o aprendizado não é dado somente por meio da leitura das palavras, mas também através da leitura do mundo, pois adquirimos conhecimentos por meio dos