Professora sim tia não
Professora Sim, Tia Não: Cartas a quem ousa ensinar.
Freire, Paulo Professora sim, Tia não – Cartas à quem ousa ensinar São Paulo. Editora Olho d´Água, 1997.
O autor Paulo Freire, fala sobre a importância de diferenciar a professora de uma tia, a professora, tem um papel de passar aprendizagem e conhecimento que, às vezes, gera uma postura mais firme e centrada, já uma tia tem uma postura totalmente diferente aonde gera um afeto e carinho um lado mais intima, pois o prenome tia já diz tudo tem um grau de parentesco.
Esse livro é dividido em capítulos sendo em 10 cartas. O principal conceito é mostra a importância de não chamar a professora (Educadora), de tia, pois a mesma não tem vincular familiar não é irmã do seu pai ou mãe. Diferente da tia que gera um, carinho, amor e afeto.
1º Carta: O autor fala do ensinar, que o professor tem que ter competência para ensinar, e assim passar para os alunos o que sabe. Buscando sempre se aprimorar e atualizar seus conhecimentos.
2º Carta: Fala da importância, que o professor tem em passar a segurança sem demonstrar nenhum tipo de medo de ler ou escrever.
3º Carta: Autor explica a que o profissional, quando escolhe essa profissão não deve ser pelo simples fato de não ter uma opção de carreira e sim por gostar do que faz, ter realmente tido essa escolha por amar passar aprendizado.
4º Carta: Se refere da qualidade do desempenho dos educadores que entre elas a humildade, coragem, segurança, decisão, etc.
5º Carta: Autor Paulo Freire, que é importante conhecer os alunos deis do primeiro dia de aula, e assim ficar atento a cada comportamento.
6º Carta: Autor fala entre a relação entre o professor e aluno, focando no respeito e democracia.
7º Carta: O autor fala que o professor além de falar tem que saber ouvir o aluno. Para assim gerar troca de conhecimentos.
8º Carta: Fala da identidade, o educador tem a necessidade de identificar entre a identidade cultural e