Professor
TEMA: Matemática e o prazer de pensar.
TÍTULO DO PROJETO: Será criado pelos alunos
JUSTIFICATIVA:
Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Constatou -se que os alunos possuem profunda dificuldade em “PENSAR”, ler, interpretar, analisar e compreender. Com base nessas dificuldades, faz- se necessário a efetivação desse projeto, a fim de possibilitar aos educandos os conhecimentos matemáticos acessíveis e prazerosos através de brincadeiras, jogos, curiosidades, problemas e atividades de percepção e de estímulo ao raciocínio.
O desenvolvimento do projeto busca envolver os educandos nas brincadeiras, jogos e desafios apresentados e construídos pelo professor e pelo próprio aluno, levando os mesmos perceber que é possível aprender Matemática de forma lúdica, recreativa e divertida, tendo maior aprendizagem em relação aos conteúdos estudados, bem como contribuindo para o aumento da criatividade no ensino da Matemática.
OBJETIVO GERAL
Estimular de diferentes formas de pensamento-lógico, o raciocínio lógico - matemático e o desenvolvimento mental, proporcionando atividades lúdicas que levem o aluno a desenvolver o “FAZER PENSAR”, a capacidade e a confiança de solucionar situações problemas perante situações reais e concretas, dando bases para resolver e formular estratégias quando se deparar com novos desafios, envolvendo-os neste projeto de maneira intensa, sentindo-se motivados com as atividades.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Despertar nos alunos o gosto para a aprendizagem da Matemática.
Desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade, a concentração e a capacidade na resolução de problemas.
- Desenvolver habilidades de raciocínio, como organização, atenção e concentração para a resolução de