Mediadas em quimica: massa e volume
1.Introdução
2.Objetivos da prática
3.Parte experimental
4.Resultados e Discussão
5.Conclusão
6.Referências
Introdução
Ao realizar-se uma prática experimental em um laboratório é necessário possuir um conhecimento sobre os equipamentos utilizados nesse ambiente.Dentre estes , as vidrarias possuem, entre outras funções ,a tarefa de realizar medidas .Contudo, estas podem sofrer alterações nos valores.Entre as qualidades desta estão a precisão e exatidão que, por diversas vezes, são definidas de maneira errônea. É comprovado esse fato quando ler-se no dicionário a palavra exatidão como uma das definições de precisão.
De fato, as duas possuem a função de determinar uma medida e assim provar ou não que uma experiência é valida ou satisfatória. Contudo, precisão é definida como um resultado obtido ao longo de uma sucessão de testes de medidas onde ele é baseado no desvio padrão desta série de experiências .O significado de exatidão está relacionado a um certo rigor na determinação do que se está medindo. Estar exato em uma medida é obter um resultado que possui um valor mais próximo do real onde este dificilmente seria encontrado.
Assim, a realização desses experimentos possuem como finalidade a verificação dos equipamentos e das vidrarias no quesito precisão e exatidão. Usaremos, para essas experiências, as medidas de volume e massa.
Objetivos
Reconhecer e nomear os equipamentos e vidrarias;
Verificar a precisão e a exatidão das vidrarias do laboratório
Materiais
Bureta;
Erlenmeyer ;
Pisseta;
Béquer;
Proveta ou cilindro graduado;
Balão volumétrico;
Pipeta volumétrica;
Água destilada;
Substâncias A,B,C( não identificadas).
Procedimento experimental Parte 1-Medida de volume Identificou-se os materiais que serão utilizados;
Notou-se que as vidrarias estavam secas;
Colocou-se a água contida na pisseta em uma bureta de 50ml