Técnicas de Medidas - Laboratório Químico
A incerteza que também pode ser chamada em geral de “erro” pode contribuir afetando todas as medidas de uma propriedade físico-química. Esses erros também podem ser denominados desvio ou imprecisão da medida. Por isso, os resultados das medidas devem ser expressos de modo que se possa avaliar a precisão com que elas foram feitas ou calculadas.
É de fundamental importância que durante os procedimentos em laboratórios, saber aferir de modo correto uma medida representada nos instrumentos. A determinação da massa ou pesagem, volume e temperatura são as mais comuns, bem como suas funções, classificação e utilização.
A cautela para escolha do instrumento adequado bem como a técnica especifica para a realização desse tipo de procedimento é muito importante para se chegar a resultados confiáveis e precisos na realização das atividades no laboratório, pois qualquer instrumento seja ele qual for, pode apresentar erros a serem considerados para que ao fim da atividade haja resultados seguros e precisos.
2-Objetivo
O intuito do experimento foi aprender a manipular de forma corretas vidrarias apresentadas para determinação de volume, analisar de forma exata instrumentos volumétricos e obtenção de medidas de massas e volumes aproximados e precisos.
3 – Metodologia
3.1 – Materiais e Reagentes
3.1.1 – Materiais
1. Balança
2. Termômetro
3. Béquer de 250 ml
4. Pipeta de 25 ml
5. Bastão de vidro
6. Conta-gotas
7. Proveta de 50 ml
3.1.2 – Reagentes
1. Água Destilada
2. Gelo
3.2 – Procedimento Experimental
3.2.1 – Experimento n° 1 (Medidas de Temperatura)
a) Coloque cerca de 200 ml de água da torneira em um béquer e meça a temperatura utilizando um termômetro. Obs. Obtenha o valor da temperatura com o número máximo de algarismos significativos. Durante a medida mantenha o bulbo do termômetro totalmente imerso na água, sem tocar nas paredes do recipiente.
b) Coloque no béquer 3 cubos de gelo picado.Agite com um bastão de vidro e meça