TÉCNICAS DE MEDIDAS DE MASSA, VOLUME E TEMPERATURA
RESUMO
O presente trabalho descreve a prática nº2 sobre técnicas de medidas de massa, volume e temperatura, realizada no Laboratório de Química. O propósito da atividade experimental foi aprender a manipular corretamente as vidrarias disponíveis para a determinação de volume, analisar a precisão e a exatidão dos instrumentos volumétricos, além de obter medidas de massas e volumes aproximadas e precisas, utilizando corretamente os algarismos significativos.
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO
2- PARTE EXPERIMENTAL
PROCEDIMENTOS
Medidas de temperatura
Medidas de massa
Medidas de volumes
3- RESULTADOS E DISCUSSÃO
Experimento
Experimento
4- CONCLUSÃO
5- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1- INTRODUÇÃO
As experiências de laboratório, na maioria dos casos, envolvem frequentemente medidas de massa, volume ou temperatura que serão usadas nos cálculos. Essas medidas desempenham a parte essencial do trabalho do analista porque é através dos dados numéricos que será feita a discussão e apresentação dos resultados de um experimento.
No desenvolvimento das atividades no laboratório é fundamental conhecer as medidas representadas nos instrumentos. Sendo as mais importantes as que envolvem operações para determinação de massa, volume e temperatura, onde o analista irá ter uma familiarização com os instrumentos de medida, suas funções e sua correta utilização.
Todas as medidas são afetadas por uma incerteza denominada de erro, desvio ou imprecisão da medida. Deve-se levar em consideração o erro inerente a ela. Dessa forma, os resultados devem ser expressos de maneira que se possa avaliar a sua precisão. Na determinação de uma medida, o número que irá representá-la não pode ter uma quantidade qualquer de algarismos, ele deve conter apenas algarismos que representem realmente a precisão com que a medida foi feita, já que nem todos os algarismos que aparecem na representação de uma medida