Tecnicas de medidas de massa, volume e temperatura
O propósito da experiência tem como objetivo obter medidas de massas e volumes aproximadas e precisas. Para que possa assim ser feito o manuseio correto das vidrarias de um laboratório, disponíveis para a determinação de volumes, analisando a exatidão dos instrumentos volumétricos.
2- RESUMO
Esta aula pratica teve a finalidade de, a partir dos experimentos exporem uma determinada análise e a partir dessa medição extrair dados como possíveis e eventuais erros que podem acarretar sérios problemas em um experimento no controle de tira medidas de água, na PIPETA GRADUADA, BURETA, PROVETA, ERLENMEYER, e também na pratica da pesagem na BALANÇA DIGITAL.
3- INTRODUÇÃO TEÓRICA
Nos trabalhos de laboratório, as medidas de volume aproximadas são efetuadas rotineiramente em PROVETAS GRADUADAS e de um modo mais grosseiro, em
BECKERS em escala. As medidas volumétricas de precisão são realizadas utilizando aparelhos volumétricos
precisos
(BALÕES
VOLUMÉTRICOS,
PIPETAS
VOLUMÉTRICAS e GRADUADAS, BURETAS). A prática de análise volumétrica requer a medida de volumes líquidos com elevada precisão.
1.1 Medições de volumes
A técnica de medição do volume de uma amostra depende do estado físico da amostra (líquido ou sólido) e da sua forma (regular ou irregular).
Os resultados obtidos podem ser expressos em unidades SI, metro cúbico
(m³), ou em unidades submúltiplos deste, que é o caso mais freqüente.
Normalmente, as unidades submúltiplos mais usadas são o mililitro (Ml), ou centímetro cúbico (cm³), e o litro (L), ou o decímetro cúbico (dm³).
1.2 Medir volumes de líquidos
Para medir volumes de líquidos usam-se diversos instrumentos, consoante o rigor a observar e o volume da amostra.
Para medições rigorosas usam-se PIPETAS, BURETAS ou BALÕES
VOLUMÉTRICOS.
Para medições menos rigorosas utilizam-se as PROVETAS.
Qualquer um destes instrumentos tem inscritas algumas informações importantes, tais como:
Volume máximo