Técnicas de Medidas de Massa, Temperatura e Volume
Introdução
Em suma, as experiências laboratoriais têm por objetivo demonstrar em pequenos processos, aplicações que ocorrem nas mais diversas formas no cotidiano, em escala maior. Normalmente, são aplicações que envolvem medições e unidades mensuráveis, para demonstrar resultados quantitativos. Para isto, existem instrumentos de medição capazes de obter as medidas mais corretas possíveis, no entanto, cada um para uma aplicação diferente e com capacidade de medição de diferentes grandezas. As variações que encontramos de um meio para o outro são extremamente comuns. Isto se deve a diversos fatores como, por exemplo, a temperatura em que o ambiente se encontra. Sabemos que os mais diversos elementos encontrados na natureza sofrem com as mudanças de temperatura, podendo expandir ou diminuir seu volume, decorrente da agitação atômica. Este relatório tem por objetivo estipular formas diferentes de se medir massa, volume e temperatura utilizando ferramentas distintas para cada fim, além de usar os dados obtidos para efetuar cálculos e comprovar a veracidade das informações obtidas. Objetivos estes que englobam técnicas de medição, ferramentas de medida e até mesmo diferenciar métodos mais precisos e mais exatos.
Experimento
Temperatura!
Parte A – Começamos o experimento medindo com um termômetro a temperatura do ambiente, que era de 23 °C. Logo depois colocamos uma quantidade de água da torneira em um Becker e medimos sua temperatura, que foi de 23,5 °C. Acrescentamos então, gelo a essa água dentro do Becker, começamos então a medir e anotar a variação de temperatura desta água a cada 30 segundos. Representado no Gráfico abaixo.
Massas!
Parte B – Começamos então a segunda parte do experimento. Em uma balança pesamos a massa de uma proveta, o peso foi de 18,31g.
Com uma pipeta adicionamos 100 gotas de água na mesma proveta e