TRANSMISSÃO E RECEPÇÃO DE SINAIS ANALÓGICOS E DIGITAIS
1. INTRODUÃÃO 4
2. OBJETIVOS 4
2.1. JUSTIFICATIVA 4
3. TELECOMUNICAÃÃES 5
3.1. HISTÃRIA 5
3.2. DEFINIÃÃO DE TELECOMUNICAÃÃES 5
3.3. SINAIS ANALÃGICOS 6
3.4. SINAIS DIGITAIS 6
4. DEFINIÃÃO DE MODULAÃÃO 7
4.1. TRANSMISSÃO ANALÃGICA X DIGITAL 9
5. MODULAÃÃO POR AMPLITUDE (AM) 10
5.1. AM-SSB: BANDA LATERAL SINGELA (SINGLE SIDE BAND) 11
5.2. AM-ISB: BANDAS LATERAIS INDEPENDENTES (INDEPENDENT SIDE BANDS) 11
6. MODULAÃÃO POR FREQUÃNCIA (FM) 12
7. MODULAÃÃO FDM 13
8. MODULAÃÃO PM 15
9. MODULAÃÃO PAM 16
10. MULTIPLEXAÃÃO DE SINAIS NO TEMPO E NA FREQUÃNCIA 19
11. DISCUSSÃES E PERSPECTIVAS 23
1. INTRODUÃÃO
Telecomunicação nada mais é que a comunicação a distância ou seja, temos que ter uma origem e um destino, com a correria do dia a dia já nem percebemos mais a importância e o quanto estamos dependentes dos sistemas de comunicações principalmente os telefones e a internet.
Vamos demonstrar os conceitos elementares associados a estes tipos de telecomunicações e explicar de que forma eles ocorrem e o porque da necessidade de haver a modulação dos sinais.
Através dos materiais pesquisados e encontrados em artigos técnicos, bibliografias, livros na área de telecomunicações será tratada a importância da descoberta desta tecnologia e o impacto que gera em nosso cotidiano.
Podemos também citar que um grande desafio das novas gerações de pesquisadores será de encontrar novas alternativas para minimizar os gastos e avançar ainda mais em novas tecnologias.
2. OBJETIVOS
Este trabalho tem por objetivo principal o estudo dos tipos de transmissão e recepção de sinais analógicos e digitais, sua utilização e o princÃpio de funcionamento de cada uma delas.
2.1. JUSTIFICATIVA
Sendo uma área da disciplina de PrincÃpios de Telecomunicação, o estudo de transmissão e recepção de sinais analógicos e digitais tem grande importância para o desenvolvimento do