LIBRAS
Atividade da aula 01.
1- Vimos que na Antiguidade e na Idade Média os surdos eram tratados cruelmente pela sociedade, sendo desprezados e até sacrificados. Atualmente, como esses surdos são tratados? O que mudou? Justifique.
Atualmente os surdos não são submetidos a tamanha crueldade como antigamente, mas acredito que ainda exista o preconceito em relação a “diferença’.
Fala-se muito em uma sociedade inclusiva, mas não se pratica como deveria, não há o respeito e a atenção devida à diferença.
Houve algumas mudanças, a chegada dos aparelhos auditivos, o reconhecimento da importância da LIBRAS, hoje existem surdos sinalizados e surdos oralizados.
Para vivermos em um mundo no mínimo respeitável, é necessário que façamos uma reflexão sobre o processo de inclusão, sobre a construção de uma sociedade que tenha uma cultura de aceitação às diferenças.
2- Fale e diferencie sobre Cultura de Identidade surda.
Na área da surdez encontra-se o termo Cultura como referencia à língua (sinais), é a forma do surdo entender o mundo.
A Cultura é o conjunto de comportamentos, modos de agir, instruções e costumes de um povo.
Identidade o surdo aprende o mundo por meio de experiências visuais, é uma construção continua, se constrói na percepção das semelhanças com o outro.
3- A Lei nº 10.436 de 24 de abril garantiu ao sujeito surdo muitas melhorias. Cite algumas.
Reconhece a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – como meio legal de comunicação e expressão dos surdos;
• Define a LIBRAS como um sistema de linguístico de natureza visual-motora, estrutura gramatical própria, capaz de transmitir ideias e fatos;
• Orienta para que os sistemas de ensino estaduais, municipais e do Distrito Federal incluam nos cursos de formação de Educação Especial, Fanoaudiologia e Magistério, o ensino da LIBRAS;
• Salienta que a LIBRAS não substitui a modalidade escrita da Língua Portuguesa.
Atividade da aula 02.
1- Após a leitura dos textos, é possível perceber as