hardware
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
DISCIPLINA: QUÍMICA EXPERIMENTAL
PROFESSORA: ANA LÚCIA NUNES FALCÃO DE OLIVEIRA
MEDIDAS DE MASSA, VOLUME E DENSIDADE
ANA KELLY ARAUJO OLIVEIRA
IAN GUSTAVO RODRIGUES VELOSO
IKARO IAGO DE CARVALHO
MARCOS EGIDIO RODRIGUES LEAL DE SOUSA
TERESINA / PI
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 03
OBJETIVO 04
MATERIAL 04
PROCEDIMENTO 04
RESULTADO 05
DISCUSSÃO 05
CONCLUSÃO 06
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 07
INTRODUÇÃO
Massa é um conceito muito usado nas ciências naturais para explicar vários fenômenos observados na natureza. No Sistema Internacional, a sua unidade é o quilograma (kg). Além da massa, as medidas de volume possuem grande importância nas situações envolvendo capacidades de sólidos. Podemos definir volume como o espaço ocupado por um corpo ou a capacidade que ele tem de comportar alguma substância, esse fato é muito importante quando se diz respeito a algum experimento químico, pois muitas vezes é necessária uma quantidade de volume ou massa específica para desencadear determinada reação.
Agregado a isso, a densidade é muito importante, já que ela serve para determinar a quantidade de matéria que está presente em uma determinada unidade de volume. Dessa forma, sabendo-se a densidade de uma substância e conhecendo o volume, pode-se encontrar a quantidade de matéria e vice-versa, e também determinar a precisão de determinada mediada ou o grau de pureza de uma substância.
Na medição de substâncias, são usados instrumentos que medem volume, temperatura, massa, entre outros, eles devem ser exatos e precisos o máximo possível. Apesar de parecerem sinônimos, a exatidão e a precisão são termos distintos. A precisão significa o quanto as medidas repetidas estão próximas umas das outras. No entanto, a exatidão indica a aproximação do valor real (do valor aceito