Materiais didáticos na educação infantil
O relatório a seguir é resultado da pesquisa realizada para a disciplina Pesquisa e Prática Profissional – Materiais Didáticos, da Unidade Temática de Aprendizagem: Educação, Ciência e Tecnologia, que tem por objetivo compreender o cotidiano escolar e de seus profissionais através da observação da prática, para que ao citá-la, possam-se elaborar sugestões para mudanças e melhorias ao que se refere a materiais didáticos, transformando o processo de ensino-aprendizagem em algo prazeroso ao aluno, que fará com que este busque por meios próprios querer aprender.
Os materiais didáticos não foram sempre presentes no dia a dia escolar, “a inclusão dos materiais didáticos nas escolas aconteceu lentamente, pois vários educadores [...] procuraram estabelecer gradativamente as bases teórico-metodológicas para a utilização desses meios no processo educacional” (Justino, 2011, p.104), ou seja, os materiais didáticos começaram a ser usados em sala de aula ao longo dos tempos.
Para procedimento metodológico foi selecionada a pesquisa de campo, seguida de entrevista com funcionários, pois ao se estar presente em um centro educacional pode-se perceber a realidade para então aliar a prática com a teoria, desenvolvendo melhor a formação do curso de pedagogia.
Para a concretização desta pesquisa foram seguidos alguns passos. Em primeiro lugar precisou-se escolher qual seria o campo de pesquisa. A escolha para a realização da análise foi um centro municipal de educação infantil, localizado na cidade de Palmeira, no estado do Paraná, onde se coletou dados de fundamental importância para consolidação deste trabalho e para conhecimento da realidade educacional da cidade citada acima. Adiante foram realizadas entrevistas com duas educadoras, profissionais estas que trabalham com literatura e recreação para crianças com idades médias entre 02 e 05 anos.
No desenvolvimento da pesquisa em um primeiro momento será descrito como surgiram os materiais didáticos e a importância