O sistema público de saúde: um processo inclusivo ou excludente?
aa
O referente trabalho busca esclarecer o questionamento sobre a situação e os direitos dos usuários do sistema público de saúde no nosso Brasil o objetivo desse trabalho é um debate acerca dos avanços e dos impasses da política de saúde no Brasil questionando a relação entre o Estado e a sociedade na implementação do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Brasil tem feito progressos significativos no desenvolvimento humano durante a ultima década.
O Sistema Único de Saúde (SUS) é financiado pelo governo e atende toda a população brasileira.
Neste contexto o trabalho tem por objetivo principal descrever todo o processo referente ao usuário do Sistema Único de Saúde. Esclarecendo as aplicabilidades das leis do SUS, sua forma de gestão, seus avanços e retrocessos decorrentes do seu funcionamento, tendo em vista que o Sistema Único de Saúde (SUS), ainda enfrenta desafios estruturais e organizacionais que podem comprometer sua capacidade de conseguir mais melhorias.
Ressalta-se que tais informações são relevantes, tendo em vista as consequências para o exercício da cidadania.
Já que a democracia esta vinculada a cidadania e esta, por sua vez, a participação social. Sem participação social não há cidadãos. Mas, participação social supõe sujeitos autônomos, capazes de fazer e responsabilizar-se por suas escolhas.
Portanto, o exercício da cidadania referisse necessariamente à participação na vida da sociedade.
Igualdade em saúde
O direito a saúde, garantido na Constituição Federal aos cidadãos brasileiros, esta muito distante de realizar-se de forma geral na sociedade brasileira e especificamente nas camadas mais empobrecidas da população.
Como as políticas sociais são construção histórica impermeada por condições estruturais, a atenção à saúde não é