Materiais Didáticos
O processo de educação, ensino e pesquisa estão ligados entre si. “A educação por tanto é uma estratégia básica de formação humana, aprender a aprender, saber pensar, criar, inovar, construir conhecimento, participar, etc” (Maroto 1995, pag. 3), e o ensino é toda a informação e conteúdo passado ao aluno, para que se possa facilitar todo o processo de aprendizagem realizada.
Por tanto na educação o foco do ensino, pode resultar a pesquisa, que podemos relacioná-la a novas formas de construção, criação e exploração de novos conhecimentos. Podemos dizer também, que é a necessidade de buscar novas respostas para construir novos conhecimentos que possam proporcionar melhorias dentro de um processo de realidade investigado. Para um professor, é importante que a educação e ensino, sobre tudo possa motivar os alunos a pesquisa, pela necessidade de novas descobertas para que se tenha uma ação de modificação na maneira de pensar e agir.
É necessário que o professor saia de uma forma passiva, e passe agir ativamente realizando maneiras de desenvolver, e aprimorar o seu contexto educacional.
PESQUISA AOS OLHOS DO PROFESSOR PESQUISADOR
A pesquisa é um instrumento da educação que enriquece o trabalho de um professor pesquisador. Na sociedade que se tem hoje, há uma grande transformação no processo educativo, há uma necessidade de reconstrução de conhecimentos que vão além do repasse de conteúdos escolares, pois somente isso, não atende as necessidades dom mundo atual.
Segundo DEMO (2003, p.7), “a aula que apenas repassa conhecimento, ou a escola que somente se define como socializadora de conhecimento, não sai do ponto de partida, e na prática atrapalha o aluno, porque o deixa como objeto de ensino e instrução”. Para um bom desempenho um professor pesquisador tem oportunidade de construir novos saberes pedagógicos e didáticos, possibilitando a aquisição de novos conhecimentos, tendo assim a oportunidade de incentivar