Materiais didáticos
1. INTRODUÇÃO
O material didático é o instrumento para o diálogo entre o ensino e a aprendizagem mais comumente utilizado em sala de aula, aproximando o aluno do conteúdo desenvolvido por seu professor, envolvendo ambos em suas realidades. Ele deve ser pensado, concebido e referenciado por um projeto pedagógico e uma proposta curricular, definidos claramente. Os materiais didáticos, se bem escolhidos e usados, se de qualidade e adequados ao planejamento do professor, são grandes instrumentos de apoio no processo de ensino-aprendizagem.
1.1 Por que fazer uso do material didático e qual é a importância desse uso em sala de aula?
Incorporados ao trabalho escolar, os materiais didáticos contribuem para estabelecer algumas das condições em que o ensino e a aprendizagem se realizam e, nesse sentido, eles têm uma grande importância e podem cumprir funções específicas, dependendo de suas características e das formas pelas quais eles participam da produção das aulas.
É muito fácil aceitar a afirmação de que, hoje em dia, é preciso aprender a aprender, é necessário gostar de aprender e esse aprendizado deve se dar de maneira rápida. As necessidades do mundo atual – início do século XXI - exigem que o processo de ensino-aprendizagem seja fator de desenvolvimento da inteligência e da criatividade, de forma que se possa utilizar o conhecimento adquirido como um investimento, que gera retorno e permite a reaplicação. Considerando que o papel da escola é preparar o futuro cidadão, os conteúdos que ela propõe têm o objetivo de inseri-lo no contexto social e político em que vive. O material didático, criado e utilizado para facilitar e ampliar as condições de aprendizagem do aluno deve visar, como prioridade, a interatividade com esses conteúdos. Um material didático dinâmico, composto de diferentes materiais de estudo, permite a construção do conhecimento a partir da experiência, algo nem sempre possível no momento das aulas. Dessa forma, a