123456987
Assunto: Demonstração do Resultado do Exercício – DRE
Professora: Tatiane Badaró
Demonstração do Resultado do Exercício - DRE
A Demonstração do Resultado do Exercício tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período, normalmente, de doze meses.
Para o modelo que iremos adotar a elaboração do DRE inicia-se a partir do calculo da receita em seguida os custos, margem de contribuição e lucro / prejuízo.
Receita (R): é toda entrada de recurso proveniente da venda de produto e/ou serviços: Para calcular a receita podemos multiplicar a quantidade do produto ou serviço vendido pelo preço:
Receita (R) = Quantidade (Q) X Preço (P)
Custos Variáveis (CV): dependem das quantidades produzidas e/ou vendidas pela empresa. Por exemplo, quanto mais serviço uma empresa presta, mais materiais ou insumos associados aqueles serviço ela gasta. Os custos variáveis têm relação direta com a prestação de serviço. Estes custos aumentam ou diminuem em função do quanto a empresa produz ou venda.
Em um salão de beleza, os principais custos variáveis são com os materiais consumidos na prestação dos serviços e com a mão de obra dos profissionais.
Sobre os impostos, é necessário fazer uma ressalva importante. Muitos estabelecimentos prestadores de serviço também revendem produtos. Salões de beleza revendem cremes, shampoos e condicionadores. Oficinas mecânicas revendem peças, lan houses revendem acessórios de informática, equipamentos e também lanches rápidos. Cada um destes é tratado de forma diferenciada e específica que diz respeito ao enquadramento tributário e, por este motivo, você deve consultar.
Margem de Contribuição (MC): é a diferença entre as receitas e os custos variáveis dos serviços prestados. Nunca é demais relembrar que “diferença” na linguagem matemática significa “subtração”. Ou seja, para calcular a margem de contribuição