Ideologia jurídica
CAMPUS CIDADE DE GOIÁS
CURSO DE FILOSOFIA
ADINAN JOSÉ SANTANA
CONTEXTUALIZAÇÃO DA DIALÉTICA NOS DIÁLOGOS DE PLATÃO
Cidade de Goiás 2011
ADINAN JOSÉ SANTANA
CONTEXTUALIZAÇÃO DA DIALÉTICA NOS DIÁLOGOS DE PLATÃO
Trabalho apresentado ao Curso de Filosofia da Universidade Federal de Goiás, Campus Cidade de Goiás, para obtenção de nota na disciplina: História da Filosofia Antiga II, ministrada pelo Professor Me. Fábio Amorim de Matos Júnior.
Cidade de Goiás 2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1. A DIVISÃO DOS DIÁLOGOS5
2. O “ELENCHOS” 5
3. A ASCENSÃO7
4. A “DIÁIRESIS” 8
5. A “MAIÊUTICA” 8
6. CONCLUSÃO10
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS11
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar os métodos dialéticos usados pelo filósofo Grego Platão. Para o discípulo de Sócrates, a dialética era o ponto mais alto do conhecimento, por meio dela poderia se chegar à faculdade racional do conhecimento, assim era o método filosófico por excelência. A dialética platônica é necessariamente exposta em forma de diálogos, sendo sempre necessário a presença de um interlocutor.
Veremos ao longo deste trabalho a forma em que Platão desenvolveu a sua filosofia, assim decomporemos em três períodos: sendo o primeiro deles os diálogos de juventude período em que a dialética platônica era mostrada através do “Elenchos” essa fase de Platão fica apontada pela filosofia socrática. O segundo período foi denominado como diálogo de maturidade, a dialética usada nessa fase foi o método da Ascensão ali as ideias de Platão se desvinculam de seu mestre dando início a sua própria filosofia. O método dialético conhecido por “Diáiresis” faz parte do terceiro período ficando decidido como diálogos de velhice.
Será exposta outra maneira de analisar o conhecimento de um propenso filosofo, através do método chamado “Maiêutica” onde Sócrates atuando como porta voz de Platão, examinará um jovem que esteja prestes a dar a luz ao conhecimento.