Oficial As Ideologias Juridicas Servem Para Dar Posicionamentos De Classes De Acordo Com A Classe Que Esta Em Ascens O
Apresentam-nos o Direito como ordem estabelecida (positivismo) e, do outro lado, como ordem justa (jurisnaturalismo). Para Miguel Reale, filosofo de direito, toda a elaboração jurídica possui sua gênese através da ordem, e na ordem jurídica que chegamos a conclusão do que é licito ou ilícito, endossando uma frase de Hauriou, ao qual destaca-se que “a justiça social é um luxo, ate certo ponto dispensável”., demonstrando deste modo, a opção positivista. O Jurista alemão Hans Welzel admite a existência de princípios intransmutáveis, superiores as leis estabelecidas na ordem jurídica, o qual denomina se direito natural.
O positivismo, apresentado nas ideologias burguesas é o que predomina entre os juristas do nosso tempo, tendendo à procura de outro sistema de reestruturação socialista, com a participação direta do povo e não da pesada maquinaria autoritaria-burocraticaestatal, buscando uma teoria jurídica mais flexível.
As palavras que designar o positivismo é a ordem, e o jurisnaturalismo a justiça, o positivismo não vê um modo de introduzir, na sua teoria do Direito, a critica à injustiça das normas estabelecidas em lei, para o jurisnaturalismo, padrões superiores devem doutrinar tais normas, por não serem corretamente jurídicas, demonstrando se como fixo e superior a toda norma jurídica.
As posições e barreiras do positivismo nos retratam que o Direito é captado vertido em normas, servem para dar posicionamentos de classes, de acordo com a classe que esta em ascensão, as ideias aceitas podem mudar e realmente mudam. O direito é usado como instrumento para dominação e injustiça, mas isso é um direito ilegítimo, um falso direito, seja da classe dominante ou do próprio Estado, porem é o Direito reconhecido por ambos, pelos pensamentos e praticas jurídicas interessantes apenas a determinados órgãos do poder social, impondo e rotulando como Direito.
Existem varias espécies de positivismo, destacando se o positivismo legalista; o