123456987
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
Curso de Licenciatura em Artes Visuais Digitais
Disciplina: Arte Cultura e Sociedade Aluno: Andréa Alves dos Prazeres
Polo: Recife
Atividade II
http://www.fpc.ba.gov.br/wp-content/uploads/2013/12/lavagem-bonfim-esta.jpg
A Lavagem das escadarias da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim é um exemplo do sincretismo religioso, onde se juntam o catolicismo e o candomblé para realizar esse evento. A lavagem ocorre anualmente nas escadarias da igreja, no bairro do Bonfim em Salvador, sempre na segunda quinta-feira do mês de janeiro depois da Festa de Reis.
Esse evento teve origem no período da escravatura onde brancos e negros preparavam a Capela que depois se tornou igreja para as comemorações de encerramento da novena ao Nosso Senhor do Bom Fim. Os escravos eram obrigados a preparar a igreja, limpando e decorando. Como eram obrigados a aderir ao catolicismo, os escravos faziam alusão dos santos católicos as entidades de suas religiões de origem africana, para poder continuar a praticar suas crenças, no caso a lavagem da igreja foi transformada em um louvor a Oxalá, que era associado ao Nosso Senhor do Bonfim.
Atualmente o evento reúne milhares de pessoas e a lavagem é realizada simbolicamente, por fora da igreja e durante o percurso da procissão. A água utilizada é preparada num terreiro de candomblé, onde são colocadas folhas perfumadas. O ritual adquiriu um carácter turístico, sendo considerada uma festa profana, perdendo somente para o carnaval, em quantidade de pessoas que participam dessa manifestação popular da Bahia.
REFERÊNCIA:
http://pessoas.hsw.uol.com.br/lavagem-do-bonfim.htm