infecção
Hospital Infections in Newborns
Albert Bousso'; Celso de Moraes Terra'; Fábio Ricardo Picchi Martins1; Flávio Adolfo Costa Vaz2.
UTI Pediátrica da Divisão de Pediatria do Hospital Universitário - USP
Unitermos: Infecção Hospitalar. Recém-nascidos
Keywords: Hospital Infections. Newborn
RESUMO:
A infecção hospitalar continua sendo um desafio na prática clínica do atendimento ao recém-nascido internado. A sua ocorrência determina um aumento considerável na morbiletalidade, paralelamente a uma grande elevação dos custos hospitalares.
O recém-nascido, em especial o prematuro, é particularmente suscetível à infecção hospitalar, dadas as suas peculiaridades imunitárias, associadas a uma alta invasividade dos procedimentos diagnósticos e terapêuticos. Destes fatores, destaca-se o uso dos antibióticos de largo espectro, muitas vezes de forma indiscriminada.
Para a racionalização das medidas de detecção, prevenção e controle da infecção hospitalar, é fundamental o completo conhecimento dos fatores epidemiológicos envolvidos, da etiopatogenia e, para o tratamento, do padrão de sensibilidade dos principais agentes. Além das constantes mudanças nos padrões de sensibilidade das enterobactérias, preocupa a emergência de infecções fúngicas, o recrudescimento das infecções estafilocócicas e a crescente incidência das infecções oportunísticas, incluindo as de etiologia viral.
Introdução
"It may seem a strange principle to enunciate as the very first requirement in a hospital that it should do the sick no harm "
FLORENCE NIGHTINGALE
Desde a Antigüidade já eram descritas infecções relacionadas à hospitalização, embora maior atenção ao problema tenha se iniciado apenas no século
1 - Médicos Assistentes da UTI Pediátrica do Hospital Universitário da USP
2 - Professor Associado do Departamento de Pediatria da FMUSP
Uma vez detectada a infecção hospitalar, o seu tratamento deverá respeitar os princípios