professor
O Gerenciamento por categorias surge como resposta para o crescente desafio que varejistas e fornecedores têm no que diz respeito à satisfação do consumidor, com o objetivo de aumentar as vendas e oferecer melhores serviços aos consumidores.
Em um ambiente altamente competitivo e pressionado por mudanças nas atitudes do consumidor, as empresas reconhecem que muitas práticas tradicionais de gerenciamento não têm produzido os resultados esperados, impedindo o foco no aumento de valor para o consumidor como base final de rentabilidade e vantagem competitiva.
Com um processo integrado de trabalho, é possível definir modelos organizacionais, evitando excesso e/ou falta de mercadorias, custos de inventário alto, mix mal definido, enfim, queda de lucratividade. Tudo isso, sendo facilitado pela tecnologia da informação, investimento em tempo e recursos; sendo estas imprescindíveis para o trabalho nos dias de hoje nas lojas de departamentos.
METODOLOGIA
Na busca do crescente desafio que o varejo têm no que diz respeito á satisfação do consumidor, será feita uma análise do mercado varejista, com uma abordagem padrão de Gerenciamento por Categorias, através de livros, pesquisas no site do ECR, pesquisas em áreas comerciais distintas e definições de processos de trabalho a serem usados pelo varejo.
Buscaram-se detalhes e esclarecimentos suficientes que permitam uma empresa avaliar a adoção potencial de práticas de Gerenciamento por Categorias como um meio de aperfeiçoar sua competitividade no mercado e seus resultados.
Nas pesquisas em áreas distintas, verificou-se a realidade e a experiência prática do varejo, vivida no dia a dia com os consumidores, suas necessidades, seus desejos e o que eles procuram, incluindo seu depoimento em relação à loja, produtos, preços e atendimento.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 08
CAPÍTULO I – O Cenário Brasileiro