Diversidade Sexual na Perspectiva de Estudantes e Profissionais de Psicologia
Psicologia – 6º Semestre
Diversidade Sexual a Partir da Perspectiva de Estudantes e Profissionais da Psicologia
Eliene Cristina Alves Chacon
Disciplina: Estágio Básico II
Prof. Dra.: Ana Flávia Madureira
Brasília, Setembro de 2013
Introdução
Qual é a percepção dos estudantes e profissionais de psicologia sobre a homofobia? Quais são suas percepções sobre a homossexualidade? De que maneira eles percebem o papel da psicologia nas questões de gênero?
Este trabalho está vinculado ao projeto de pesquisa guarda-chuva da professora doutora Ana Flávia do Amaral Madureira, que tem como título “Identidades Sociais.
Diversidade e Preconceito” Dentro de tal projeto existem três vertentes de estudo, este trabalho responde pela vertente: Bases Sociais e Psicológicas do Preconceito, cujo tema é: Diversidade sexual a partir da perspectiva de estudantes e profissionais da Psicologia.
Esta pesquisa torna-se relevante devido as discussões acerca da homofobia terem recebido um espaço midiático e político nunca antes alcançado. Tal discussão inicialmente engatilhada pela tentativa de distribuição de kits anti-homofobia em escolas públicas, rechaçada por diversos deputados pertencentes a bancada evangélica e católica, com a acusação de que o kit, pejorativamente nomeado como “Kit Gav", incentivaria a homossexualidade nos estudantes.
Outro ponto relevante de discussão sobre a homofobia, e da proporção que ela tem no Brasil, foi a criação da PLC 122/06 que é um Projeto de Lei Complementar de iniciativa da Câmara dos Deputados, com o objetivo de criminalizar a discriminação motivada unicamente pela orientação sexual ou pela identidade de gênero. Se tivesse sido aprovado, alteraria a Lei n° 7.716, de 5 de janeiro de 1999, para incluir tais
discriminações no conceito legal de racismo - que abrange, atualmente, a discriminação por cor de pele, etnia, origem nacional ou religião (Vecchiatti, 2011).
A não