Diversidade sexual a partir da perspectiva de estudantes e profissionais da Psicologia
RESUMO – O presente artigo, com base numa pesquisa qualitativa, busca analisar as crenças, concepções e opiniões de estudantes e profissionais da Psicologia acerca da diversidade sexual no contexto da sociedade brasileira atual. Busca, ainda, uma melhor compreensão e conscientização da sociedade sobre os aspectos do preconceito e da discriminação sexual, que fazem com que a homofobia seja um problema recorrente. Participaram da pesquisa duas estudantes do Curso de Psicologia e dois psicólogos (do sexo feminino e masculino) que atuam na clínica. O estudo indicou que a Psicologia tem um papel muito importante na própria aceitação sexual, nos processos que envolvem desigualdades e diversidades e suscitou a relevância dessa discussão ser levada a toda a sociedade. Palavras-chave: homossexualidade; homofobia; identidade; preconceito; psicologia.
O presente artigo busca analisar as crenças, concepções e opiniões de estudantes e profissionais da Psicologia acerca da diversidade sexual no contexto da atual sociedade brasileira. Pretende-se contribuir para uma melhor compreensão e conscientização da sociedade sobre os aspectos do preconceito e da discriminação sexual que fazem com que a homofobia seja um problema recorrente. É importante que haja uma discussão mais ampla sobre discriminação e o que acarreta a violência, pois envolve inclusão/exclusão, educação para a sexualidade, orientação sexual, identidade sexual, estudos sobre gênero e homossexualidade. É de suma importância que estejamos engajados em políticas voltadas para os direitos das minorias e para um esclarecimento acerca da problematização e pluralidade sexual, ou seja, trazer à tona conceitos e análises contextualizadas que envolvem a sexualidade humana.
Este artigo tem como objetivo geral analisar as concepções e crenças de estudantes e profissionais da Psicologia sobre questões relativas à diversidade