As relações entre ética, cidadania e democracia
Cidadania: Característica ou estado de quem é cidadão ou de quem recebeu o título de cidadão; quem possui todos os direitos e deveres garantidos pelo Estado: cidadania portuguesa.
Estado do indivíduo que possuí direitos civis, políticos e sociais que lhe garantem a participação na vida política.
Democracia: Governo em que o poder é exercido pelo povo.
Política. Sistema governamental e político em que os dirigentes são escolhidos através de eleições populares.
Regime que se baseia na ideia de liberdade e de soberania popular, no qual não existem desigualdades e/ou privilégios de classes.
Nação ou país cujos preceitos se baseiam no sistema democrático.
Ética: Ciência da moral: a ética de Spinoza.
(Definições retiradas do dicionário português: www.dicio.com.br )
Ou seja, o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais exercidas, no governo qual a responsabilidade cívica é exercida por todos os cidadãos, diretamente ou através de seus representantes livremente eleitos, no qual o conjunto dos valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade servem como ponto de equilíbrio para o bom funcionamento social.
As relações aparecem partir do momento em que começas o processo de vida em sociedade, pode-se dizer até que começa quando estamos no ventre de nossas mães e nascemos para o mundo; um mundo caracterizado por seus princípios, leis, direitos e deveres, já preestabelecidos e que nos leva a seguir os mesmos padrões, padrões estes criados para manter a harmonia entre os seres humanos. Mas a desigualdade social tem feito barreiras no processo de democratização dos povos, a desigualdade social que é causada pela força do capital que divide a sociedade entre os donos da produção e os operários ou proletariado, que tem dificultado essa democratização, já que, direitos tem sido colocados de lado deveres tem sido