Ética e cidadania
São Paulo
20
“Só saberemos que a Globalização está de fato a promover a inclusão a e permitir que todos partilhem as oportunidades que oferece, quando os homens, mulheres e crianças comuns das cidades do mundo inteiro puderem melhorar a sua vida. E é essa a chave para eliminar a pobreza do mundo.”
Kofi Annan
Sumário
Introdução5
Cidadania6
Democracia7 e 8 1.Social democracia8 2.Democracia na Grécia Antiga8 3.Democracia racial8 4.Democracia direta e representativa8
Ética e Moral9
Direitos Humanos10 e 11 1. Porque surgiram os Direitos Humanos12
Conclusão13
INTRODUÇÃO
O trabalho aqui apresentado mostra temas importantes na atual sociedade e por muitas vezes esquecido, todo o trabalho tem como foco o real significado dos temas supracitados, promovendo visão ampla sobre o que é, e como poderemos usufruir melhor destas ferramentas na nossa vida pessoal, acadêmica e profissional.
CIDADANIA
O conceito de cidadania está fortemente ligado ao de democracia. É só lembrarmos que na antiguidade clássica, ser cidadão era ter participação política. A palavra cidadão servia para definir, na Grécia antiga, o indivíduo nascido na Pólis e que tinha direitos políticos. Como tempo o conceito de cidadania foi se ampliando para além dos direitos, hoje ela está associada aos direitos e deveres dos indivíduos. Quando falamos de direitos e deveres, devemos entender como cidadania a preocupação e o exercício de ações que garantam o desenvolvimento harmonioso da sociedade e a preservação dos direitos alheios. Ser cidadão, não é simplesmente cobrar seus direitos, mas lutar para defender os interesses dos nossos semelhantes. O pleno exercício da cidadania e da democracia está associado à ideia de igualdade entre os indivíduos.
Evolução da cidadania
Na