etica
As relações entre seres humanos precisam e devem ser vividas em harmonia, em que há respeito mútuo entre todos na convivência do dia-a- dia.
Democracia, Justiça, igualdade, respeito, ética, moralidade, liberdade, solidariedade, cidadania são palavras que se ouve frequentemente e fazem parte do nosso cotidiano, porém tantas vezes soam de forma banal ocultando os reais valores e significados. O momento histórico atual revela a profunda necessidade da construção e disseminação de valores pessoais voltados para o interesse e o beneficio da sociedade, pois é certo que o estado democrático-legitimamente constituído para democracia – alimentam-se de princípios éticos, e tais questões não podem ser negligenciadas.
No mundo capitalista em que vivemos e na democracia à qual nosso país é regulamentado, precisamos colocar a ética, a moral e todos os valores e princípios ao qual nos é repassado desde a infância e que precisam ser imposto na formação de um cidadão com caráter formado.
Quando falamos em cidadania nos remetemos à ideia do direito de viver decentemente em respeito ao povo que compõe a Nação, cidadania é algo digno que se conquista em um conjunto de direitos que dá a pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Se você não exerce seu direito de cidadão acaba marginalizado ou excluido da vida social, através da cidadania, podemos exercer todos os nossos direitos e lutar contra todas as formas de exclusão social, contra miséria e a fome presentes na sociedade. Ser cidadão é construir a cada dia novas relações e conciencia; é algo que não se aprende com os livros, mas com a convivência diária na vida social. Exercemos a nossa cidadania quando tratamos de solidariedade, democracia, direitos humanos, ecologia e ética.
Como na poesia de João Cabral de Melo Neto (Um galo sozinho não tece o amanhã), fala exatamente sobre o mundo em que as pessoas vivam de modo ético, com valores e