Segurança do Trabalho
Em 2011, o nível de emprego no setor teve uma alta de 7,4%, o equivalente a mais de 200 mil contratações em todo o Brasil.
O setor da construção civil ocupa hoje o 3º lugar no ranking de acidentes no país, de acordo com a Previdência Social, com mais de 33,5 mil acidentes de trabalho só em 2011. E, mesmo alto, esse número deve estar bem abaixo da realidade quando estima-se que em São Paulo, por exemplo, mais de 85% das obras são realizadas na informalidade. A construção é um dos ramos mais antigos do mundo. No Brasil, a construção civil teve seu auge na década de 40, sendo considerado um dos mais avançados na época. Em 1974, o Brasil foi considerado pela OIT, como Campeão Mundial de Acidentes de Trabalho. Em 2003 dos 355.000 acidentes de trabalho fatais que acontecem em cada ano no mundo, aproximadamente 60.000 (17%) ocorrem em obras de construção.
Os operários da construção civil estão entre as doze classes mais sujeitas a acidentes de trabalho.
É obrigatória a comunicação à Delegacia Regional do Trabalho, antes do início das atividades,das seguintes informações: endereço correto da obra; endereço correto e qualificação (CEI,CGC ou CPF) do contratante, empregador ou condomínio; tipo de obra; datas previstas do início e conclusão da obra; número máximo previsto de trabalhadores na obra.