pedagogia empresarial
PROJETO
QUALIDADE DE VIDA LABORAL “ARTE SUAVE PRA SUA VIDA”
“JIU JITSU – ARTE SUAVE”
JUSTIFICATIVA
A vida moderna tem levado as pessoas a trabalharem cada vez mais e isso tem feito com que os trabalhadores experimentem condições físicas ou mentais relacionadas ao estresse. A doença virou motivo de preocupação para empregadores e médicos, sete entre cada dez trabalhadores brasileiros sofrem de estresse no trabalho, como mostra estudo realizado pela Isma (Associação Internacional do Controle do Estresse) de 2010.
O tipo de desgaste a que as pessoas são submetidas, além da pressão por resultados e a cobrança de agilidade, são fatores relevantes para ocasionar aos trabalhadores perigos físicos e psicológicos. “As consequências de um trabalho estressante são o desencadeamento de algum transtorno mental, como por exemplo, a depressão”, explicou a psiquiatra Cintia de Azevedo Marques Périco, coordenadora da Enfermaria de Psiquiatria do Hospital Estadual Mário Covas.
Os sintomas psíquicos estão relacionados ao transtorno que a pessoa desenvolve, segundo a psiquiatra. No caso da depressão: tristeza, desânimo, falta de prazer em atividades exercidas, aumento ou diminuição de apetite ou sono, choro fácil e irritabilidade.
As mulheres são o grupo mais afetado devido à soma de tarefas como mãe, dona de casa e profissional, gerando uma sobrecarga psíquica e física. “Elas também são mais acometidas por estarem exercendo um papel profissional, historicamente, diferente do que ela exercia”, contou Cintia.
O profissional da área e especialista em relacionamento de dados, Valdir Adorni, é um dos casos que sofre com o problema. “O estresse é constante. A todo o momento a gente acha que não vai aguentar. Muitas vezes, todos os fatores te levam a não querer mais trabalhar”, comentou ele.
Há 20 anos trabalhando na área, Valdir também conta que observa muitos colegas de trabalho utilizando do cigarro