Professor
Modo de transmissão:
O vírus da gripe ou vírus influenza transmite-se facilmente de pessoa para pessoa através das gotículas emitidas com a tosse ou os espirros.
A inalação dessas gotículas através do nariz ou garganta permite a entrada do vírus no organismo. Uma vez dentro do organismo, o vírus destrói a membrana mucosa do trato respiratório e infecta as células.
É relativamente frequente a proliferação bacteriana nas membranas mucosas danificadas pela infecção pelo vírus influenza, que provocam infecções secundárias como pneumonia, sinusite, faringite, otite ou bronquite.
Características de infecção
Febre elevada, arrepios, dor de cabeça, dor muscular, garganta inflamada, nariz entupido, tosse seca.
Na gripe sem complicações, a doença aguda geralmente resolve-se ao fim de cerca de 5 dias e a maioria dos doentes recupera em 1-2 semanas. Porém, em algumas pessoas, os sintomas de fadiga podem persistir várias semanas.
Medidas profiláticas
A principal medida de prevenção da gripe é a vacinação. A vacinação deve ser repetida anualmente e deve ser feita especialmente nos grupos de risco (idosos, crianças e doentes crónicos).
Uma vez que o vírus sofre alterações frequentes que o transformam num organismo diferente, a vacinação deve também ser repetida anualmente para poder ser eficaz. Estudos apontam para que a vacina da gripe oferece uma proteção de 30% a 90% aos indivíduos vacinados.
AIDS
Modo de transmissão
A AIDS é transmitida pelo contato desprevenido com o sangue, sêmen, leite materno, e fluidos vaginais infectados pelo vírus. Por tal motivo, o uso de instrumentos perfura e cortantes sem terem sido previamente esterilizados, transfusão de sangue contaminado; sexo oral, anal e vaginal sem uso de camisinha; e gravidez, parto e aleitamento de bebê cuja mãe é portadora, são as principais formas de contágio.
Características de infecção
Os primeiros sintomas da AIDS manifestam-se apos um tempo de 3 a 6 semanas, após a infecção com o vírus HIV.