Professor
Genética é o ramo da biologia que estuda a hereditariedade, ou seja, estuda a transmissão da informação biológica de pais para filhos, de geração para geração.
Conceitos usados na genética
Gene é a unidade de informação hereditária que consiste numa sequencia de DNA que ocupa um local especifico num cromossoma e determina uma característica particular num organismo.
O gene pode ser:
Gene dominante quando num cruzamento de dois indivíduos somente se manifesta o gene responsável pela característica em estudo. Ex: Aa.
Gene recessivo quando num cruzamento entre dois indivíduos, a característica em estudo não é visível ou é oculta na descendência. Ex:aa.
Alelo refere-se a uma ou mais formas diferentes de um gene que podem ocorrer num determinado local ( locus) de um par de cromossomas homólogos.
Os genes do mesmo par, ou seja, os genes alelos podem ter informações iguais ou diferentes.
Homozigotico ou de linhagem pura individuo que possui nos seus cromossomas dois alelos semelhantes, com a mesma localização (no mesmo locus). E o genotipo é representado por duas letras iguais. Exemplos: LL ou ll.
Heterozigotico ou híbrido individuo que possui nos seus cromossomas homólogos dois alelos diferentes, mas tendo a mesma localização (no mesmo locus) e o genotipo é representado por duas duas letras diferentes. Ex: Lr.
Por convenção, o gene dominante é representado por uma letra maiúscula e a recessiva por letra minúscula, assim sendo: Genotipo | Fenotipo | LL | Liso | rr | Rugoso |
Fenotipo são características observáveis de um organismo que resultam da interacção entre o genotipo e o ambiente. Ex: liso, rugoso.
Genotipo é a constituição hereditária de um organismo formada por todos os genes existentes nas suas células. Ex: LL, ll.
Quadrado de punnett: diagrama que permite determinar as proporções previstas dos genotipos da descendência a partir dos genotipos dos progenitores.
Codominancia quando os dois alelos expressam-se