produção I
1. Descreva os principais momentos na evolução da Administração da Produção, desde a Antiguidade (1,0).
As grandes obras realizadas em tempos passados da humanidade (Muralha da China, as Pirâmides) possuem aspectos da Administração da produção, mesmo que na época seus autores não tivessem em mente os princípios que hoje são detalhados, como: organização do trabalho, hierarquia, objetivos. Porém, esses fatos são carentes de definições precisas, mas não deixaram de contribuir para a evolução da Administração da produção. Já em 1967, Defoe relata sobre a gestão de projetos, que posteriormente, por volta de 1680, ganharia ênfase pelo mundo. Em meados de 1776 James Watt vendeu seu primeiro motor a vapor na Inglaterra, o que culminou na primeira Revolução industrial, assim é nesse período que de forma explicita as práticas da Administração da produção ganham pequeno respaldo.
Logo após o inicio da primeira revolução industrial, surge o Sistema Americano de Manufatura (SAM) com a ideia da intercambiabidade, daí em diante a substituição da mão-de-obra pelas maquinas seria fator de alavancada no setor industrial. A industria do aço seria fator de crescimento industrial e outro fator que marca a evolução foi a construção de ferrovias, escoando a produção e aumentando o poderio logistico. Uma crescente mecanização da mão-de-obra, antes feita manualmente, gera o desenvolvimento de economias de escala, tornando interessante o estabelecimento de unidades fabris. Entretanto por outro lado o desemprego e o sistema capitalista nascente taria graves danos a sociedade daquela época como também as futuras.
A produção do aço não foi apenas vetor para o desenvolvimento industrial, era lá que trabalhava o personagem que daria inicio a Administração da produção, Frederick Taylor. Ele quem introduziu e pos em pratica dos “estudos dos tempos e movimentos”, que depois passaria a se chamar princípios da Administração Cientifica.
Logo após,