PRODUÇÃO MECÂNICA I
O material foi elaborado/copilado a partir de um conjunto de apostilas disponíveis na internet ou ainda, resumo de livros didáticos.
Neste curso apresentaremos uma abordagem de Produção Mecãnica, sob o ponto de vista da Engenharia Mecânica, e os exemplos de aplicação procurarão abordar problemas usualmente encontrados pelos técnicos de eletromecânica no exercício da sua função.
No desenvolvimento do curso são abordados os tópicos que contam na ementa.
I - HISTÓRIA
As origens das máquinas-ferramentas podem ser remontadas ao período paleolítico superior, cerca de 6.000 A.C., onde nossos ancestrais desenvolveram plainas primitivas, utilizando pedaços de madeira para prover uma estrutura e pedra lascada como ferramenta, tais como a apresentada na figura abaixo.
Plaina neolítica (Spur,1979)
Afrescos egípcios datando de 1500 A.C. mostram o trabalho com furadeiras com ferramentas rotativas acionadas a arco, elemento o qual permaneceu como principal acionamento de máquinas-ferramentas o século XVI.
Furadeira de arco egípcia 1500 a.C. (Spur, 1979)
A renascença (século XVI) trouxe novamente o comercio a Europa, e junto a com esse a necessidade de se produzir mais, com melhor qualidade, com menor custo e no menor tempo possível, necessidades essas que levaram a substituição dos arco pelas rodas d’água como fonte motriz nas máquinas ferramentas. Neste período as máquinas-ferramentas ainda utilizavam estruturas em madeira e suas precisões e produtividade ainda se rivalizam com a produção de hábeis artesões.
Torno acionado por arco de 1565 (Spur, 1979)
Esse período é marcado basicamente pelo torneamento ornamental, sendo o francês Jacques Benson em 1569, que é considerado um de seus grandes expoentes. O período renascentista (fins do sec. XIV e início do sec. XV) ainda apresenta a figura impar de Leonardo Da Vinci, em cujos os esboços existem máquinas-ferramentas de características revolucionárias, idéias as quais influenciaram muitos