PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
Área: Ciências Humanas/ Educação/ Ensino de Ciências
PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
Natália Kelly de Oliveira
Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza – UFPI
Maria do Amparo Silva Santos
Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza – UFPI
Maria Nazaré Bandeira dos Santos
Profa./Orientadora - Depto. de Física/CCN/UFPI
1 INTRODUÇÃO
O processo ensino-aprendizagem ocorre de forma mais eficiente com a utilização de ferramentas que favorecem a interação professor, aluno e conteúdo. Estas ferramentas constituem os recursos didáticos que são essenciais ao ensino, como exemplo, os jogos didáticos são recursos alternativos que possibilitam a construção do conhecimento pelo aluno (CAMPOS et al., 2003).
O lúdico proporciona a aprendizagem significativa, pois gera maior entusiasmo por parte do aluno em aprender. Nesse foco, o jogo deve ser entendido como um dispositivo facilitador para o aprendiz perceber os conteúdos (MIRANDA, 2002). Segundo Miranda (2002), através do jogo didático, vários objetivos podem ser atingidos, relacionados à cognição (desenvolvimento da inteligência e da personalidade, fundamentais para a construção de conhecimentos); afeição (desenvolvimento da sensibilidade e da estima no sentido de estreitar laços de amizade e afetividade); socialização (simulação de vida em grupo); motivação (envolvimento da ação, do desfio e mobilização da curiosidade) e criatividade.
Neste sentido, o jogo é uma ferramenta ideal na aprendizagem, pois estimula o interesse do aluno, proporciona experiências, problematiza e auxilia na formação de conclusões a cerca de diferentes temáticas abordadas.
2 OBJETIVO DO TRABALHO
Produzir e aplicar jogos didáticos para o estudo de conteúdos de Ciências Naturais do Ensino Fundamental de escolas públicas, como forma de auxiliar no