Melhoria dos processos de Qualidade
A qualidade na saúde tem como objetivo minimizar os riscos do paciente durante o processo de manutenção da saúde através de uma maior atenção aos cuidados prestados; ou seja; através da melhora das atividades que promovem, estabelecem e mantém a saúde dos mesmos. Os serviços de saúde, como responsáveis principais dessas funções, estabeleceram como prioridade a qualidade do cuidado considerando a sua capacidade de juntar harmonicamente os seus serviços com os sistemas de saúde, com os profissionais e com a sociedade.
Estudos que avaliam a qualidade dos serviços de saúde apontam um crescente número de danos causados por eventos adversos e falhas em sistemas.
A segurança do paciente se tornou o principal foco dos serviços de saúde por estar diretamente ligada à qualidade dos cuidados prestados o que resulta em uma maior dedicação na implantação de processos de melhoria e consequentemente na formação de uma cultura organizacional que vise a qualidade.
A tríade (estrutura, processo e resultado) é a base para que um sistema de melhoria seja implantado. Atualmente falhas e desvalorização de alguns desses elementos preocupam muitas organizações de saúde que traçam o desafio persistente pela busca da qualidade dos seus serviços adotando diversas medidas para diminuir ou eliminar qualquer risco ao paciente.
A estrutura caracterizada pela disponibilidade de recursos físicos, humanos, materiais e financeiros necessários são essenciais para que possibilite a concretização adequada dos processos estabelecidos, com base em padrões aceitos, para organizar as atividades exercidas.
Para o “start” desse sistema é de extrema importância que a conscientização da organização para a criação de uma cultura da qualidade tenha o seu ponto inicial da alta gestão, os quais, como já visto, subsidiam recursos financeiros que possibilitam um ambiente adequado e com mão de obra qualificada e motivada.
A