O custo do Dinheiro ao longo do Tempo
Módulo:2
Atividade:4.2.2
Título: O CUSTO DO DINHEIRO AO LONGO DO TEMPO
Aluno:Vanessa Ap. Zavagli Pereira
Disciplina:Matemática Financeira
Turma:BRADMFEAD_T0001_1013_E1
Introdução
O valor do dinheiro no tempo está totalmente vinculado ao fato de que, hoje em dia, o dinheiro (moeda) “na mão” vale mais do que a possibilidade dessa quantia ser recebida no futuro. E pode-se dizer que há razões a serem consideradas para a veracidade desta afirmação.
A primeira é que o dinheiro pode ser investido, rendendo juros, de modo que no futuro o montante seja maior. Em segundo, o poder de compra do dinheiro pode mudar no tempo devido a inflação e, por último, a receita de dinheiro esperada no futuro é, em geral, incerta.
Com tudo, esta pesquisa objetiva-se em demonstrar a importância do valor do dinheiro na escolha do sistema de amortização na aquisição de financiamento para compra de bens.
Justificativa
A gestão do dinheiro no tempo deve ser controlada com total atenção pelos administradores, visando a evitar que os fluxos de caixa da empresa sofram com o reflexo da ação degenerativa do tempo. Portanto, devem-se considerar todos os fatores que envolvem a transação financeira, sejam eles: tempo, prazo, amortização, investimento, retorno, entre outros.
Desenvolvimento
Para garantir a melhor opção de financiamento na compra de um bem é necessário compreender o fluxo de caixa da empresa que ocorre em períodos distintos, além de tomar decisões financeiras, considerando custos e benefícios ao longo do tempo. Portanto, conhecer os juros a serem aplicados na transação financeira é de extrema relevância.
Consideram-se duas maneiras de regime de capitalização:
Juros Simples: O juro é calculado sobre o capital inicial emprestado ou aplicado.
O regime de juros será simples quando o percentual de juros incidir apenas sobre o valor principal, ou seja, é o valor inicial emprestado ou aplicado, antes de somarmos os juros.
Juros