Aplicação de Ferramentas de Melhoria de Qualidade e Produtividade nos Processos Produtivos
Engenharia de Produção – 8° período
Controle da Qualidade
Graduandos: Artur Braga Henrique Ribeiro
Luan Rhander
Aplicação de Ferramentas de Melhoria de Qualidade e Produtividade nos Processos Produtivos: Um Estudo de Caso
O artigo estudado analisa a aplicação de ferramentas do controle estatístico do Processo de Gestão da Qualidade. A empresa relatada neste estudo de caso opera no ramo cárneo, é de pequeno porte e ainda sim usufrui de diversas ferramentas da qualidade de suma importância para o crescimento da mesma, ferramentas estas que fazem parte da ementa pedagógica do curso de engenharia de produção, são elas: diagrama de pareto, fluxograma, diagrama de causa e efeito, 5W2H e folha de verificação, contribuindo para identificar e solucionar os principais problemas na produção com ação eficiente a fim de controlar ou eliminar possíveis problemas.
O objeto de estudo nos traz a importância de uma boa inserção do Controle Estatístico de Processos (CEP) em empresas de manufatura principalmente no ramo alimentício, como é o caso da Fábrica de Embutidos Ternovski que têm como principais produtos alimentos produzidos com carne suína. Além de um rigoroso controle de qualidade, esse tipo de segmento exige muito cuidado com as condições de higiene e rigorosos controles sanitários de órgãos responsáveis. Inicialmente para analisar as deficiências de gestão da empresa foram realizados vários brainstorming para ai então iniciar uma pesquisa de intervenção. Em seguida após ter uma boa visão do processo e conhecendo todas as etapas de produção é possível identificar pontos críticos na fabricação.
As ferramentas utilizadas no presente estudo de caso são de relevância e fundamental para solucionar e/ou evitar anomalias em toda a cadeia produtiva. Utilizando de certas ferramentas e com a colaboração integrada de todos os agentes internos, é possível obter resultados positivos e ter