A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS
Maria Rosângela Silveira Ramos1 (PQ), Ana Paula Rodrigues Brum² (IC), Andréia Snowaresck Covaleski² (IC), Angelita Aparecida Eckhardt² (IC), Arizoli Brum Cáceres Júnior² (IC), Vanessa Piccinin da Rosa2* (IC)
1Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul. Docente da Licenciatura em Química. Coordenadora/bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, da CAPES-Brasil. e-mail: mrosangela@svs.iffarroupilha.edu.br (PQ).
2Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul, Acadêmicos do Curso de Licenciatura em Química. Alunos/bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, da CAPES-Brasil, e-mail: vanessapiccinin07@yahoo.com.br (IC).
Palavras-Chave: jogo didático, PIBID, aprendizagem.
Área Temática: Materiais Didáticos
Resumo: Na busca de métodos de ensino alternativos, foram pesquisados diversos jogos didáticos, com o intuito de serem mediados em sala de aula na introdução de conteúdos de ciências. Além da contribuição que esse instrumento educativo possui na aprimoração dos conhecimentos dos alunos, de forma atrativa e simples na assimilação com temas em desenvolvimento. O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) juntamente com a disciplina de Práticas Pedagógicas, forneceu a oportunidade de resgatarmos o lúdico no processo de aprendizagem, assessorando nas etapas de produção e avaliação dessa proposta inovadora e trazendo esse material como estratégia que vem a favorecer o ensino e promover uma interação entre educando e educador.
INTRODUÇÃO
Com o avanço da tecnologia deixou-se de lado o ludo educativo que proporciona ao estudante uma compreensão diferenciada na qual o professor pode utilizar ferramentas como, por exemplo, os jogos didáticos. Este colabora diretamente para edificação do conhecimento, por meio de um trabalho recreativo e significativo.
Os jogos