SUmare
Aula Web - Módulo 3
Avaliação Dos Materiais Didáticos Pelos Professores
Vimos anteriormente que o Professor deve pensar em algumas questões para escolher os materiais didáticos adequados em cada situação. É o caso de pensar no tipo de conteúdo a ser ensinado e aprendido e no âmbito de intervenção em que o material didático será utilizado.
Atente-se que a finalidade primordial dos materiais didáticos é auxiliar o aluno a aprender e o Professor a ensinar, ou seja, contribuir para promover a aprendizagem dos estudantes. Para tanto, o Docente deve avaliar os materiais em funções específicas, isso é, se ele pretende utilizar um material didático para demonstrar como funciona determinado processo deve procurar materiais que possam ilustrar ou apresentar tal processo por meio, por exemplo, de imagens, vídeos ou animações. Porém, se o Mestre pretende que seu aluno aprenda determinado procedimento, ele irá selecionar recursos que exponha o aprendiz às experiências e vivências de tal procedimento.
Há que se considerar, ainda, o Projeto Pedagógico da Escola e a concepção de Educação em que essa Instituição e o Professor acreditam, pois se o Docente crê que a Educação acontece por meio da transmissão de informações e de repetição de exercícios e treinos, provavelmente buscará materiais didáticos que o auxilie nessa transmissão e memorização de saberes.
Entretanto, se o Mestre acredita numa concepção construtivista de ensino esse tipo de material didático que proporciona a repetição de tarefas e a memorização pouco contribuirão para os objetivos de Ensino e de
Aprendizagem segundo essa concepção de Ensino.
A importância de se fazer a avaliação dos materiais didáticos é tentar garantir um material de boa qualidade e adequado em cada situação de ensino de forma a contribuir para com o processo de Ensino e de Aprendizagem.
Carvalho (2005) afirma que atualmente existem muitos materiais didáticos à disposição