Produção do Etanol
O álcool etílico ou etanol pode ser obtido através das moléculas de sacarose, também conhecida como açúcar, presentes no milho, cana de açúcar, beterraba, batata, trigo e mandioca. Analisaremos com mais ênfase a produção do etanol a partir do processo de fermentação da cana de açúcar, que no Brasil é a mais utilizada. Uma vez que a produção de etanol, quando plantado em uma área de um hectare de milho é de 3000 mil litros, já a mesma área com plantação de cana de açúcar é capaz de produzir 7 500 litros. Etapa 1 - Limpeza da cana
Quando a cana de açúcar chega nas usinas, ela é submetida a uma lavagem. Esta lavagem serve para retirar a sua poeira, seixos, pedras e outros demais tipos de impurezas. Em sequencia, ela é picada e passa por um eletroímã que tem a função de retirar todos os matérias metálicos que estão presentes no produto.
Etapa 2 - Moagem
Há dois processos para realizar esta etapa: difusão e moagem.Citaremos apenas a moagem. A moagem equivale ao processo em que a cana é moída por rolos trituradores. Após isto, cerca de 70% do produto original viram um caldo, que é conhecido como melado, os outros 30%, que são a parte solida, se transformam em um bagaço, o qual pode vir a ser utilizado para à geração de energia na usina.
Etapa 3 - Eliminação de Impurezas
É necessário eliminar os resíduos presentes no melado. Inicialmente ele é peneirado e tira parte das impurezas grossas. Em seguida, é submetido a tratamentos com agente químicos, que fazem com que grande parte do restante das impurezas se depositem no fundo do recipiente.O ultimo processo realizado para a remoção de impurezas é a esterilização. O caldo é submetido a uma certa temperatura de aquecimento, até que seja possível eliminar os micro-organismos dele.
Etapa 5 - Evaporação do caldo
A evaporação do