servico social no brasil
Professor licenciado do Instituto de Economia e do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas/SP, Brasil; presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). E-mail: pochmann@eco.unicamp.br
RESUMO
O estudo busca identificar o novo padrão de mobilidade social que se encontra em curso no Brasil. Para isso, recupera brevemente seus principais elementos determinantes, assim como procura destacar as características centrais observadas nos segmentos populacionais.
Palavras-chave: Mobilidade. Desigualdade. Renda. Pobreza.
ABSTRACT
This article tries to identify the new pattern of social mobility in progress in Brazil. To do that, it recovers its main determining elements briefly, as well as it tries to emphasize the central characteristics observed in the population segments.
Keywords: Mobility. Inequality. Income. Poverty.
A recuperação da dinâmica de expansão da economia e, por consequência, do emprego, combinada com a reorientação das políticas públicas aos segmentos de menor rendimento trouxeram mudanças recentes à estrutura social brasileira. A ascensão social aponta, por exemplo, para novas alterações na identidade social mais inclusiva.
Nesse sentido, o presente artigo ressalta as principais inflexões observadas na trajetória da mudança na estrutura e trajetória social do país. Inicialmente descreve a existência de diferentes padrões de mudança social observados no Brasil durante os últimos cinquenta anos, para, em na sequência, apresentar as principais características recentes da mudança social. Além de destacar a utilização de fontes de informações originárias do IBGE, cabe agradecer o apoio de vários técnicos do Ipea para a realização do presente ensaio.
1. Padrões de mudança social no Brasil
O Brasil não se encontra entre os países de baixa trajetória de mudança social. Em termos internacionais,